Pular para o conteúdo principal

Inflação do aluguel desacelera para 0,20% em outubro e tem deflação de 1,41% em doze meses




RIO - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou para 0,20% em outubro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em setembro, tinha ficado em 0,47%. Em outubro de 2016, a variação foi de 0,16%. No resultado acumulado em doze meses, houve deflação de 1,41%. Se considerados apenas os dez meses de 2017, a deflação é ainda maior, de 1,91%.

LEIA MAIS: Com crise e mercado imobiliário em baixa, inquilinos têm maior poder de negociação

VEJA TAMBÉM: Levantamento do Dieese indica que inflação baixa ajudou a aumentar os reajustes salariais

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis. Os contratos preveem reajuste anual pelo índice acumulado no período. Em 12 meses até setembro, o IGP-M registra taxa de -1,45%. Em 2017, até setembro, o índice é de -2,10%.

O IGP-M é composto por três índices: Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
Saiba Mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana de aniversário TAC Transportes

Para comemorar seus 10 anos de mercado, a TAC Transportes dá inicio a semana de celebração do seu aniversário, que vai do dia 14 a 18 de outubro.

Confraternização Tac 2015

Como usar o dinheiro das contas inativas do FGTS

BRASÍLIA e SÃO PAULO - Após sacar os recursos das contas inativas do Fundo de Garantia, o trabalhador pode ficar na dúvida sobre onde usar o dinheiro do FGTS. Especialistas ouvidos pelo GLOBO recomendam, antes de qualquer coisa, quitar dívidas para evitar pagamento de juros e multas. Para quem está com as contas em dia, a sugestão também é sacar e procurar uma aplicação mais rentável que o FGTS. Para aqueles que já pensavam em empreender, mesmo na crise, o FGTS é um reforço de capital de giro ou na entrada de um pequeno negócio, dizem os especialistas. Veja o que eles ensinam: PARA QUEM TEM DUVIDAS - Quem tem qualquer tipo de dívida deve sacar todo o dinheiro depositado na conta inativa do FGTS e quitá-la o mais rápido possível para evitar o pagamento de juros, dizem os especialistas. Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor de pesquisas econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), recomenda que quem está endividado deve quitar primeiro as dívidas mais car